Refinamento, a prática!

Refinamento, a prática!

Escrita colaborativa com o time SGPL AZ Gestão em Tecnologia

É perceptível o aumento da produtividade do time durante o sprint, pois durante o refinamento é possível realizar o levantamento de detalhes técnicos, como a tecnologia a ser utilizada, qual o impacto na arquitetura do sistema e como prevenir problemas futuros. Sendo assim, os desenvolvedores chegam à fase de desenvolvimento preparados, assim como os responsáveis pelo produto, como o Product Owner. Em alguns contextos organizacionais, o Analista de Requisitos também consegue enriquecer os requisitos e melhorar a documentação, como realizar a quebra das histórias.

As entregas com qualidade são o objetivo de qualquer projeto. A prática do refinamento possibilita o detalhamento dos requisitos junto ao time de desenvolvimento, permitindo a identificação de possíveis falhas na solução para o negócio, principalmente por motivos técnicos. Desse modo, toda a equipe pode determinar estratégias que consigam abranger a maior quantidade de falhas possíveis.

Pode-se comprovar as vantagens dessa prática por meio dos depoimentos dos integrantes dos times:

O Product Owner na AZ Tecnologia em Gestão, Keven Costa, Bacharel em Sistemas de Informação (UFMS) descreve que:

“Os requisitos e a documentação ficam mais ricos em detalhes, temos maior facilidade para identificar problemas técnicos e de negócio nas soluções propostas. O time entende melhor o problema do usuário e o objetivo a ser alcançado, diminuindo a quantidade de reuniões para relembrar o que será desenvolvido no sprint. A qualidade final do produto também é perceptível.”

O Líder técnico em desenvolvimento na AZ Tecnologia em Gestão, Pedro Fernando Lima, Bacharel em Sistemas de Informação (UFMS), explica que:
“Inserir o refinamento acabou sendo uma decisão aparentemente pequena, mas significativa, de dedicar algum tempo para tal reunião do time trazendo grandes melhorias para a nossa equipe. Inicialmente, tive receio de investir uma hora e meia em uma reunião de refinamento, pois acreditava que isso poderia afetar negativamente o tempo que dedicamos no desenvolvimento e outras reuniões.

No entanto, após algumas reuniões, ficou evidente que o refinamento otimizou nosso processo de desenvolvimento. Antes de implementarmos essa prática, a cerimônia do planejamento costumava ser cansativa devido a quantidade considerável de tempo devido a dúvidas e as discussões prolongadas sobre tal feature.

À medida que avançamos nesse novo processo, começamos a colher os Benefícios. Vimos que as reuniões de planejamentos se tornaram mais ágeis e focadas, nossa equipe conseguia se concentrar mais nas tarefas em si durante o sprint, reduzindo o tempo gasto em reuniões de esclarecimento e solução de problemas. No final das contas, o tempo que inicialmente parecia ser um investimento adicional nas reuniões de refinamento revelou ser um ganho significativo em produtividade e eficiência.Como atuamos na área de tecnologia, é fundamental que estejamos abertos a novas técnicas e abordagens, assim como aconteceu no processo de refinamento. Muitas vezes, nos sentimos relutantes em investir tempo e esforço em algo que parece adicionar mais uma camada ao nosso trabalho. No entanto, ao abraçarmos novas práticas, como o refinamento, podemos descobrir oportunidades de melhoria que antes passavam despercebidas. Devemos estar dispostos a explorar novas ideias, experimentar métodos alternativos e aprender com as experiências dos outros. Somente dessa forma poderemos evoluir e alcançar níveis mais altos de eficiência e qualidade em nosso trabalho.”

E os desenvolvedores AZTechs:

Annelyelthon Alves, Bacharel em Ciência da Computação (UFRPE), relata:

“Estou a pouco mais de 2 meses na AZ, e já posso dizer o quão importante é o refinamento, na empresa onde eu trabalhava anteriormente, não fazia sprint, muito menos refinamento, as tarefas eram executadas sem uma visão clara se como se encaixava no projeto geral. Essa falta de estrutura e planejamento muitas vezes levava a retrabalhos. Com o refinamento, podemos analisar cuidadosamente cada item do backlog, desmembrá-los em partes menores e compreender melhor os requisitos e expectativas de cada um deles. Acredito que também fortalece o trabalho em equipe e garante que estejamos todos alinhados em relação aos objetivos do projeto.”

e Criseverthon Navaqui, Bacharel em Ciência da Computação (UNEMAT), conta que:

“Ao ser apresentado ao refinamento confesso não ter ficado muito entusiasmado. Lembro de ter pensado que teríamos mais uma reunião/cerimônia na agenda, e consequentemente menos tempo para o planejamento e desenvolvimento. Porém, logo nos primeiros refinamentos já pude perceber alguns benefícios.

Nossos itens no backlog se tornaram mais claros e mais detalhados tecnicamente.

Os intervalos entre os refinamentos ajudaram a processar o que era pontuado, e ao revisitar alguns itens o entendimento se tornou mais fácil.

Com o refinamento contínuo também pudemos tratar demandas que necessitavam de apoio técnico de outros times antes de planejar.

O planejamento se tornou mais assertivo, menos cansativo e mais flexível.”

Deixe uma resposta